(Você nunca mais será o mesmo) Evitando a Cruz

 Por :  M. Basilea Schlink

Como essas coisas podem ser compatíveis: queremos ser cristãos, discípulos de Jesus Cristo, que levaram a cruz para o mundo inteiro e optaram por fazê-lo voluntariamente, e ainda assim rejeitamos nossa própria cruz? Jesus diz: "Quem não leva a sua cruz e segue-me não é digno de mim" (Mateus 10: 38), e "Quem não leva a sua própria cruz e vem após mim, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14). : 27). Um dia Jesus dirá àqueles que evitaram suas cruzes: "Eu não considero vocês meus discípulos!" Então a porta de Seu reino será fechada.

Que julgamento severo virá sobre nós, se recusarmos carregar a cruz que foi colocada sobre nós e reclamarmos a Deus e ao homem! Nossas queixas são geralmente acusações. Se suportarmos nosso sofrimento dizendo "Sim, Pai" Chegaremos a grande glória um dia acima, e aqui na terra seremos conduzidos a uma comunhão íntima de amor com Jesus. Mas se evitarmos a cruz, experimentaremos exatamente o oposto. Aqui na terra ficaremos infelizes, porque estamos separados de Jesus. Somente aqueles que são seus verdadeiros seguidores, que seguem o caminho da cruz com Ele, estarão perto dEle aqui, e então acima para toda a eternidade.

Se quisermos estar com Jesus e querer que nossas vidas terminem na Cidade de Deus, há apenas um caminho - o caminho da cruz. Jesus está perguntando a cada um de nós pessoalmente: "Você escolherá o Meu caminho da cruz?" Ele está acenando para nós em amor, "Vinde, segui-me, tomai vossa cruz!" Se não seguimos o chamado daquele que nos ama mais do que qualquer outro, se recusarmos tomar a nossa cruz e até nos rebelarmos contra ela, Teremos que ouvir o Senhor dizer-nos como fez a Pedro: "Para trás de mim, Satanás!" (Mateus 16: 23). Pois então o tentador nos tem em seu domínio. Ele trará todos aqueles que não querem suas cruzes para o reino do inferno. Então eles terão que sofrer muito pior. Satanás quer usar todos os meios para nos impedir de seguir o caminho da cruz, porque não quer que cheguemos ao reino da alegria eterna. Lá nossa cruz mudará para a alegria, se nós carregamos isto para Jesus aqui. Esta é uma decisão que terá consequências de longo alcance para toda a eternidade.

Se queremos entrar no reino de Jesus um dia e herdar a coroa da vida, temos que seguir o conselho do Apóstolo Paulo: "Toma a tua parte de sofrimento como bom soldado de Cristo Jesus" (2 Timóteo 2: 3). Devemos render-nos ao sofrimento, por exemplo, se Deus coloca uma cruz sobre nós, se tivermos de sofrer injustamente, se as pessoas nos ferirem sem razão, nos repreender e nos tratar mal, é aí então que temos de seguir os seus passos. "Quando Ele foi injuriado, ele não insultou em troca, quando sofreu, não ameaçou, mas confiou naquele que julgou com justiça" (I Pedro 2: 23). Se quisermos escolher os "caminhos em Cristo" (I Coríntios 4: 17), sofreremos tudo; Perseguidos e injuriados, abençoaremos; sofrendo injustamente, seremos "recusados", um capacho para todos. Então estamos do lado de Jesus. Então Ele nos reconhecerá como seus discípulos e quer compartilhar sua glória conosco acima, nos dando tronos e coroas. Aqueles que sofreram com Cristo e suportaram pacientemente vários tipos de sofrimento e aflições, tais como sofrimentos corporais, decepções, solidão, a morte de entes queridos e problemas familiares, herdarão a glória eterna com Jesus (Romanos 8: 17). Mas se pertencemos àqueles que se queixam de cada cruz e são desanimados e até acusam a Deus com a pergunta: "Por que eu? Por que eu tenho que sofrer?" Poderíamos ser destruídos pelo veredicto de Deus. "Mas quanto aos covardes ... a sua sorte estará no lago que arde com fogo e enxofre ...". (Ap 21: 8).

Então tudo depende se realmente carregamos nossas cruzes. Mas como podemos nos libertar quando estamos presos ao medo da cruz? O primeiro "dever" é reconhecer a razão para tentar evitar a cruz! Precisamos da percepção da verdade para a nossa natureza não redimida e pecadora. Precisamos nos arrepender deste traço pecaminoso, o que nos torna culpados de novo e de novo. Aquele que já reconheceu que está contaminado com o pecado, e isto é realmente pesaroso sobre ele e quer ser libertado não importa o que custa, aceitará voluntariamente disciplina e sofrimento de todos os tipos de Deus. Pois ele diz a si mesmo com seriedade: "Preciso das cruzes para purificar e transfigurar-me à imagem de Jesus e assim alcançar a meta da glória celestial". Mas quem não leva seus pecados e a meta eterna a sério, descobrirá que todo tipo de sofrimento é demais para ele. Ele vai reclamar e acusar Deus e o homem, em vez de admitir honestamente que ele precisa sofrer e lamentar sobre suas próprias fraquezas e pecados. Portanto, precisamos pedir contrição por essa cegueira. Então nossa atitude para com a cruz mudará e nós veremos sua bênção nele.

Simplesmente pelo sofrimento na carne paramos de pecar (I Pedro 4: 1). Deus permite que uma cruz entre numa área pecaminosa de nossas vidas - para que o pecado seja morto, assim nos transformamos cada vez mais na imagem de Jesus e um dia poderemos vê-lo face a face. Através da disciplina, compartilhamos sua santidade (Hebreus 12:10) e sem santidade, ninguém verá o Senhor (Hb 12: 14). Por exemplo, a cruz de perder bens terrenos, se voluntariamente aceito, muitas vezes libertou as pessoas de sua escravidão às coisas deste mundo, tornando-as livres para viver para Jesus e seu reino. Ou a cruz de perder uma pessoa amada, a quem estávamos ligados, libertou nossa alma para dar a Jesus um amor indiviso e trouxe a maior felicidade em nossos corações. A cruz traz a glória e a alegria profunda mesmo aqui na terra, porque Deus o Pai em seu amor não pode esperar até a eternidade; Ele anseia por nos recompensar aqui também.

O segundo "dever" para se libertar da tentativa de evitar a cruz é olhar para o Pai, cujo coração está cheio de amor por Seu filho e que considera cuidadosamente o quanto podemos suportar e o que será melhor para nós. Ele nos dá a própria cruz que pode nos trazer à glória. Ele esconde um tesouro maravilhoso em nossa cruz. Devemos descobrir: fruto maravilhoso, transfiguração, vitória, alegria eterna, unidade com Jesus. E devemos dizer a nós mesmos uma e outra vez: "Porque Deus é amor, o sofrimento nunca é o fim da história, Deus sempre tem um caminho para sair do sofrimento, Ele sempre tem conforto e auxílio, porque Ele é meu Pai". A fé no amor do Pai, que nos deu esta cruz, tornará as coisas difíceis em coisas fáceis e amargas  em doces.

Ao mesmo tempo, olhe para Jesus. Ele era o portador cruzado. Dobrando-se humildemente sob o pesado fardo, Ele levou sua cruz amorosamente para o Calvário por nós. Ele foi adiante de nós e nivelou o chão para nós, para que não tropecemos. Agora Ele está levando nossa cruz conosco. Ele sabe o que significa carregar a cruz, já que Ele carregou os pecados e o sofrimento de toda a humanidade. Ele sabe como nos ajudar e nos fortalecer. Não devemos confiar em Jesus para que possamos suportá-lo? Sim, se levarmos a nossa cruz com Jesus, nos aproximaremos mais do que nunca e experimentaremos a sua alegria.

Portanto, renunciemos à nossa desconfiança e deixemos de pensar que Deus não é amor e que Ele nos traz sofrimento sem conforto e auxílio. Pois tais pensamentos nutrem nosso desejo de evitar a cruz e transformar nossa cruz em um fardo insuportável. Então nós realmente ficaremos infelizes. O pior sofrimento é o nosso próprio desejo de evitar a cruz. É por isso que queremos renunciar a este pecado. Na fé, queremos elogiar o poder da redenção de Jesus e experimentar este poder em nossas vidas.

Meu Senhor Jesus,
Tu és chamado o Senhor Crucificado .
Eu te escolhi como meu Senhor, Te dei minha
vontade e meu amor, desejando Te seguir.
Ouça a minha súplica:

Que o Senhor nunca precise me dizer: "Você não é
digno de Mim, você não pode ser Meu discípulo", porque eu
não queria levar a minha cruz.

Concede-me a graça de dizer "Sim Pai" a cada
cruz, confiando que ela foi preparada para mim pessoalmente
e vem das mãos amorosas do Pai.

 Ele me trará uma abundância de bênção divina .

Concede-me graça para me alegrar nos meus sofrimentos (Romanos 5: 3),
porque me transformam e me preparam para o
Teu reino de alegria e glória - e também me
dais íntima comunhão contigo, Senhor Jesus, aqui
na terra, e dai-me o gosto da alegria eterna.

Eu te agradeço, Senhor Jesus, por nos mostrar:
Na cruz há grande fruto , a glória
na cruz é a vitória, o poder e a ressurreição.
A cruz liberta minha alma desta terra e me atrai para o céu.
A cruz me traz ganho aqui e acima.

Ensina-me a amar a minha cruz como um presente precioso da
tua mão, que te agradeço pela eternidade.
Por amor a Ti, meu Senhor Jesus, desejo seguir- te.

 Faça-me um verdadeiro portador da cruz.