Jeremias - Profeta dos últimos dias- Parte 1-Por Art Katz


 A ausência de perseguição na igreja é uma declaração para nossa vergonha. Há algo errado no caráter da igreja quando não evoca qualquer oposição a si mesma. Isso significa que a igreja foi achada bastante aceitável no mesmo mundo que está em inimizade com Deus. É esta contradição que queremos examinar em um relato da vida de Jeremias.
O capítulo 38 de Jeremias fala de Jeremias sendo colocado em uma cisterna enlameada, um buraco no chão. Zedequias era o rei de Israel naqueles dias, e ao recusar-se a prestar atenção às advertências de Jeremias, Jerusalém foi conquistada.
Ora, Sefatias, filho de Matã, Gedalias, filho de Pasur, Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Malquias, ouviram as palavras que Jeremias falava a todo o povo, dizendo: "Assim diz o Senhor:" E ocorreu que Sefatias, filho de Matã, Gedalias, filho de Pasur, Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Malquias, ouviram o que Jeremias estava dizendo a todo o povo: Assim diz o Senhor: "Aquele que permanecer nesta cidade morrerá pela espada, pela fome e pela peste; mas aquele que se render aos babilônios viverá. Escapará com vida e sobreviverá".
E, assim diz o Senhor: "Esta cidade certamente será entregue ao exército do rei da Babilônia, que a conquistará"(Jeremias 38: 1-3).
A profecia previu a derrota de Israel, Judá e a cidade de Jerusalém. Aqueles que procuram resistir a tal palavra são advertidos de que eles vão perecer. Se estivéssemos vivendo naquele tempo, muitos de nós teríamos considerado Jeremias como um falso profeta. Nós teríamos dito que ele estava dizendo coisas que não estavam no "interesse nacional", ou que ele estava "dando ajuda ao inimigo", ou "perseguindo a igreja".
Foi exatamente essa acusação que veio a Jeremias. E eu suspeito que pode muito bem ser a distintiva certificação de Deus para o verdadeiro profeta nos últimos dias. Em outras palavras, a mensagem do profeta deve necessariamente ser contrária aos interesses adquiridos dos homens e suas noções tradicionais de Deus, e o que eles acham que é certo. A mensagem pode muito bem contradizer tudo o que eles supõem ser verdadeiro sobre Deus e seu caminho: "Deus destruirá sua própria cidade?
Deus destruiria a Israel atual, tendo-a estabelecido em 1948? " Então os oficiais disseram ao rei:" Agora este homem deve ser morto, já que ele está desencorajando os homens de guerra que ficaram nesta cidade e todo o povo, falando-lhes tais palavras; Porque este homem não está buscando o bem-estar deste povo, mas sim o seu mal. "Então o rei Zedequias disse:" Eis que ele está em tuas mãos; Porque o rei não pode fazer nada contra vós "(Jer. 38: 4-5).
Um rei como aquele que abdicar de sua própria responsabilidade de fazer julgamentos finais, particularmente sobre os profetas de Deus, merece julgamento. Nada mudou. Os líderes deste mundo são do mesmo espírito. Eles trabalham de acordo com as pesquisas, ou seja, "Qual o caminho que sopra o vento? O que as pessoas estão dizendo? O que eles querem? "E a resposta a essas perguntas é o que eles vão fazer.
Então tomaram a Jeremias e lançaram-no na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; E deixaram Jeremias cair com cordas. Agora na cisterna não havia água senão lama, e Jeremias afundou na lama (Jr 38: 6).
Não houve sussurro de Jeremias: "Ei, isso é apenas temporário. Coloque isto por um dia ou dois. Nós vamos voltar e você. "Esse poço foi destinado à morte de Jeremias. Não havia comida, nem água, nem luz nem calor. Esse seria seu fim. Não se pensava que ele deveria ser recuperado. Eu não acho que a Jeremias foi dado qualquer incentivo de que haveria uma futura fuga de sua situação. Ele tinha a plena expectativa de que este era o seu fim. Isso precisa afundar em nossos espíritos. No que nos diz respeito, devemos ter uma expectativa realista de que quando o fim parece vir, que de fato é o fim. Exceto se agrada ao Senhor, será o fim. Mas se agrada ao Senhor, então não há um poço muito profundo, muito remoto ou muito oculto que Ele não possa encontrar e nos livrar.
O profeta está sofrendo as consequências de sua obediência a Deus. Ele poderia ter sido salvo deste destino se ele tivesse sido mais decoroso e político, e cuidadoso com o que ele disse e como ele disse. Mas no tipo de simples obediência que ele prestou, "Assim diz o Senhor: 'Esta cidade vai ser capturada ...'", ele estava convidando esse tipo de reação. Ele não tinha o seu próprio interesse no coração, mas estava trazendo sobre si a resposta lógica que sua declaração faria em sua obediência a Deus. A perseguição é proporcional à obediência. Deus não nos chama às coisas que são bagatelas, mas à obediência nas coisas que necessariamente vão ser contrárias ao que os homens querem ouvir.
Não havia iluminação naquela cisterna. Não era algo feito para habitação humana. Naquela época, toda a água tinha desaparecido, e só restava lama. Você pode se imaginar entrando nessa lama ? Onde você não encontra um lugar para ficar ,e nenhum tipo de conforto momentâneo? A lama está em seus olhos e dentes e cabelo. É absolutamente miserável! Acho que preferiria ser baleado, talvez até queimado na fogueira, do que ser abaixado para morrer de fome e sede em um buraco de lama.
Mas Ebede-Meleque, o etíope, um eunuco, enquanto estava no palácio do rei, soube que tinham posto Jeremias na cisterna. Ora, o rei estava sentado no portão de Benjamim (Jr 38: 7).
"Ebede" significa "servo" e "Meleque" significa "rei". Ele era um negro e servo do rei Zedequias. Ele também era um eunuco. Naqueles dias, eles fixaram um homem para que ele pudesse prestar serviço que de modo algum ameaçasse o harém desses nobres e reis. Ele era um homem de circunstâncias humildes, sendo negro, um eunuco e um servo. Contudo, esta foi a provisão de Deus para tirar o profeta da morte. O mais humilde rebaixamento social é aquele que Deus escolheu para ser o instrumento da libertação de Jeremias.
Este episódio pode muito bem ser um retrato do remanescente de Israel nos últimos dias; que sua última experiência deve ser lançada fora e para fora e jogado em um poço para a morte. Sua dispersão estará novamente nas nações e nas masmorras da prisão nos últimos dias. E Deus os salvará daqueles poços, masmorras e confinamentos por alguma coisa humilde de Sua escolha, como, por exemplo, a igreja predominantemente gentia. Há um lugar para o desprezado do mundo nos fins dos últimos dias de Deus, e tem a ver com a salvação final  e redenção de seu povo Israel. Este é o caminho de Deus desde a eternidade. É tanto a declaração de sua sabedoria. Aquilo que o mundo considera insensato e desprezível é a coisa que Ele emprega para um uso glorioso: salvar seu povo antigo da morte. E Ebede-Meleque saiu do palácio do rei e falou ao rei, dizendo: "Senhor,  rei meu, estes homens agiram perversamente em tudo o que fizeram ao profeta Jeremias, que lançaram na cisterna; E ele morrerá onde está por causa da fome, pois não há mais pão na cidade "(Jeremias 38: 8-9).
Como um eunuco, você não pode apenas ir a um rei e dizer: "Ei, amigo, posso fazer uma sugestão?" Que desatenção! Pois este eunuco  se aproximar do rei e fazer menção de um profeta, que está em desonra, foi um ato notável de coragem em si mesmo. E ele não era nem um hebreu! Os humildes e desprezados têm um sentido maior para Deus  do que o suposto povo de Deus que está olhando para o outro lado. Onde estavam os fiéis de Deus que sabiam que Jeremias ia sofrer tal destino? No entanto, aqui estava um homem disposto a arriscar-se a agravar-se e a se pôr em perigo ao encontrar o rei.
O que se faz ao profeta é o que se faz a Deus. O espírito de profecia é o testemunho de Jesus. Quando você toca o homem profético, está tocando o coração de Deus. O profeta não é nada em si mesmo. Não é nem sua sabedoria nem suas palavras que estão sendo exibidas. Ele é o porta-voz e expressão do próprio Deus. Tocá-lo é tocar o próprio Deus que o enviou. Fazer-lhe mal  é colocar suas mãos em Deus.
Então o rei ordenou a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: "Então o rei ordenou a Ebede-Meleque, o etíope: "Leve com você três homens sob as suas ordens e retire o profeta Jeremias da cisterna antes que ele morra". (Jeremias 38:10).
É claro que o lançamento de Jeremias na cisterna não foi um período de férias momentâneas. Estava destinado à sua morte, e provavelmente a consciência do rei o estava incomodando, tendo dado a esses homens permissão para fazê-lo. E assim ele foi, sem dúvida, aliviado porque alguém tomou a iniciativa de dar-lhe a oportunidade de salvar-se de uma decisão errada. "Então Ebede-Meleque levou consigo os homens que estavam sob as suas ordens e foi à sala que fica debaixo da tesouraria do palácio. Pegou alguns trapos e roupas velhas e desceu cordas até Jeremias na cisterna." (Jeremias 38:11).
Este não é um detalhe trivial. A libertação de Deus é realizada empregando o mais baixo dos baixos, o que é o menos prestigioso, o mais insignificante, o mais pobre, o mais desprezado. Neste caso, é trapos desgastados! Eles não tinham uma corda decente no reino adequado a um profeta? Não, eles derrubaram algumas roupas velhas e trapos para puxar o profeta para fora do poço. Isto é profético do começo ao fim. O próprio Senhor tem de ser nossa dependência, e é Ele quem sempre escolhe a coisa tola e fraca.
Então Ebede-Meleque, o etíope, disse a Jeremias: "Agora, ponha debaixo das cordas estas roupas desgastadas e trapos"; E Jeremias fez isso.
Então tiraram Jeremias com as cordas e o levantaram da cisterna, e Jeremias ficou no pátio da guarda (Jeremias 38: 12-13).
O rei envia então para o profeta.
"Então o rei Zedequias mandou trazer o profeta Jeremias e o encontrou na terceira entrada do templo do Senhor. "Quero pedir de você uma palavra", disse o rei. "Não me esconda nada. "
Jeremias disse a Zedequias: "Se eu te der uma resposta, não me matarás? Mesmo que eu te desse conselho, tu não me escutarias".
O rei Zedequias, porém, fez este juramento secreto a Jeremias: "Juro pelo nome do Senhor, de quem recebemos a vida, eu não o matarei nem o entregarei nas mãos daqueles que desejam tirar-lhe a vida".
Então Jeremias disse a Zedequias: "Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Se te renderes imediatamente aos oficiais do rei da Babilônia, tua vida será poupada e esta cidade não será incendiada; tu e a tua família viverão.

 
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